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Estoril Classics 2025 arrancou com emoção, rugido e história viva

  • historicendurance
  • 3 de out.
  • 2 min de leitura
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O Estoril Classics abriu hoje as portas para mais uma edição memorável e logo no primeiro dia o público aderiu, com o paddock já muito bem composto, mergulhando no ambiente único de um museu vivo em movimento. 


O rugido dos motores ecoou ao longo do Autódromo do Estoril, trazendo à vida máquinas lendárias como o Porsche 917K, o Ferrari 512 BB/LM S2 ou o BMW M1 Procar, que fizeram história nas maiores provas do mundo. 


Também a demonstração de Fórmula 1, celebrando os 75 anos da categoria máxima, arrebatou os fãs, com destaque para o Benetton B191 Ford Cosworth, carro que deu a Nelson Piquet a sua última vitória e última temporada na Fórmula 1 e que lançou a ligação de Michael Schumacher à equipa com a qual conquistaria dois dos seus sete títulos mundiais.


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Classic GP: Williams na frente da grelha


Na qualificação do Classic GP – Fórmula 1 Pré-1986, o japonês Yutaka Toriba brilhou ao volante do icónico Williams FW07C de 1981, garantindo a pole-position com 1m34,815s. A segunda posição ficou para o Lotus 87 de 1981 de Nicolas Padmore, seguido pelo Fittipaldi F5A de 1978 de Jamie Constable. 


Com vinte e três carros em pista, o público vibrou com a diversidade de máquinas em acção, desde o inovador Lotus 78 ao exuberante Ligier JS25 de 1985, um dos símbolos da era turbo. Este grupo de carro ilustra de forma fidedigna a riqueza técnica e histórica do Classic GP, com carros que marcaram diferentes capítulos da Fórmula 1.


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As outras categorias: uma viagem pela história


O Estoril Classics reúne também sete grelhas organizadas pela Peter Auto, e ainda o Iberian Historic Endurance, que representam uma eras distintas do automobilismo. O The Gentleman Challenge traz de volta os desportivos anteriores a 1966, tendo a pole-position sido conquistada pelo elegante Lotus XV de 1960 de Kyle Tilley. O Classic Touring Challenge, que recria a atmosfera vibrante dos turismos dos anos 60 e 70, viu o Ford Mustang 289 de 1965, conduzido por John Spiers e Nigel Greensall, impor-se na frente da grelha.


Amanhã, cada uma destas categorias levará o público a viajar no tempo: dos GT de sonho do The Greatest’s Trophy, aos protótipos lendários do Classic Endurance Racing 1 e 2, passando pelos clássicos da Sixties’ Endurance, pelos Porsche 911 puros da 2.0L Cup, até aos carros de turismo da Historic Touring Challenge. Cada corrida será uma cápsula de história viva, oferecendo aos espectadores a experiência rara de ver e ouvir em pista alguns dos mais extraordinários automóveis de sempre.


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Contactar de perto com estas máquinas já será difícil, uma vez que os bilhetes de paddock já estão esgotados, mas é ainda possível comungar da experiência, uma vez que a entrada para a bancada da recta da meta é gratuita durante todo o fim-de-semana.


As corridas do Classic GP terão transmissão televisiva na DAZN, com a prova de sábado às 16h40 em directo e a de domingo às 14h40 em diferido. Todas as restantes corridas poderão ser acompanhadas em directo no canal de YouTube oficial do evento.







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