Lola T600 – o Grupo C antes de o ser
- historicendurance
- 3 de out.
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O Estoril Classics teve o seu início hoje de amanhã, sexta-feira, sendo inúmeros os motivos de interesse que exigem dos verdadeiros adeptos de automobilismo uma visita ao Autódromo do Estoril, um deles é o Lola T600, considerado o primeiro carro do Grupo C da história.
As regras do Grupo C foram introduzidas em 1982, sendo as máquinas mais marcantes o Porsche 956/962, o Jaguar XJR9 ou Mercedes C9, mas houve uma que estava à frente do seu tempo, adoptando um regulamento que estava ainda a ser finalizado.

Apresentado em 1981, o T600 representou um marco nas corridas de endurance, dado que foi o primeiro carro a obedecer ao regulamento que seria um dos mais emblemáticos dos anos 1980, quando Porsche, Jaguar e Mercedes se digladiaram pelas honras.
Desenhado por Eric Broadley, com contributos de Ralph Cooke e de Max Sardou, foi o primeiro protótipo concebido de raiz para explorar o efeito de solo. A sua aerodinâmica, com túneis inferiores esculpidos para gerar carga sem comprometer a velocidade, abriu uma nova era para os carros de endurance.

O projecto foi também pioneiro na adaptação às novas regulamentações: ao mesmo tempo preparado para o campeonato IMSA GTP, nos Estados Unidos, e para as exigências do emergente Grupo C, que seria introduzido em 1982, o T600 mostrava uma versatilidade rara. Os primeiros chassis foram entregues à Cooke-Woods Racing, equipados com motores Chevrolet V8 atmosféricos, embora também tenham sido testadas versões com motor Porsche turbo.
A estreia, em Laguna Seca, na quinta ronda do campeonato IMSA de 1981, foi arrebatadora, com um triunfo, tendo Brian Redman repetido o feito por mais quatro vezes nessa temporada, o que lhe permitiu conquistar o título de pilotos, quebrando o domínio dos Porsche 935.

No Velho Continente, o T600 também brilhou, garantindo triunfos em Enna-Pergusa e Brands Hatch em 1983 com motor Ford-Cosworth, provando a sua eficácia em diferentes palcos.
Ao todo, foram construídos apenas 12 chassis, entre 1981 e 1983, mas o impacto do modelo foi profundo: a filosofia inaugurada pelo T600 tornou-se referência para toda a geração de protótipos que se seguiria.

No Estoril Classics 2025, o público terá a oportunidade de ver esta peça histórica não apenas em exposição, mas em plena competição. O Lola T600 alinhará na Classic Endurance Racing II, conduzido por Philippe Scemama, oferecendo aos adeptos o privilégio de testemunhar o regresso à pista daquele que ficou para a história como o primeiro Grupo C.
A bilhética para o Estoril Classics 2025 confirma, uma vez mais, o enorme entusiasmo do público, uma vez que todos os bilhetes de Paddock estão esgotados, com excepção dos ingressos para sexta-feira, que continuam disponíveis. Recorde-se, no entanto, que o acesso à bancada da recta da meta é totalmente gratuito, garantindo a todos os adeptos a oportunidade de viver de perto a atmosfera única do evento.




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