McLaren MP4 – um carro que mudou a história, no Estoril Classics
- historicendurance
- há 5 dias
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O Estoril Classics regressa ao Autódromo do Estoril nos dias 3, 4 e 5 de Outubro de 2025, e promete um fim-de-semana inesquecível para todos os apaixonados pelo desporto motorizado. Um dos momentos mais aguardados será a presença em pista do lendário McLaren MP4/1, o primeiro Fórmula 1 com chassis monobloco integralmente em fibra de carbono, que competirá no Classic GP pelas mãos do britânico Steve Hartley.
O carro que mudou a Fórmula 1 não será apenas uma peça de museu, será um protagonista em plena competição, integrado numa grelha de 26 monolugares de Fórmula 1 que recriarão a emoção dos anos 1970 e 1980, sendo uma oportunidade única.
O MP4/1 nasceu para a temporada de 1981 de uma ideia visionária de John Barnard, que teve uma epifania ao visitar a British Aerospace e ver técnicos a trabalhar com painéis de fibra de carbono para a aviação. Se o material era suficientemente leve e resistente para voar, poderia também proteger um piloto de Fórmula 1.

Dali nasceu o conceito de um monocoque em “sanduíche”, com painéis de alumínio em estrutura ninho de abelha entre camadas de carbono orientadas para resistir às cargas extremas. O resultado seria um chassis mais leve, mais rígido e incomparavelmente mais seguro. Mas transformar essa visão em realidade exigiu coragem. Muitas empresas britânicas recusaram fabricar o chassis, considerando o projecto demasiado arriscado.
Foi então que Barnard e Ron Dennis cruzaram o Atlântico e encontraram na Hercules Aerospace, nos Estados Unidos, o parceiro disposto a aceitar o desafio. Os primeiros monocoques foram produzidos em solo americano, curados em autoclaves de alta pressão e enviados para a sede da McLaren, que ainda não dispunha das infra-estruturas necessárias para construir internamente um chassis de carbono.
A validação definitiva chegou em Monza, em 1981. John Watson sofreu um acidente violento nas curvas de Lesmo, o carro despedaçou-se, motor e caixa foram arrancados, mas o monocoque permaneceu intacta. O irlandês saiu ileso. A partir desse momento, os cépticos silenciaram-se e a revolução estava consumada.

O MP4/1, ao longo de três temporadas, provou ser não apenas inovador, mas também competitivo, conquistando seis vitórias em Grandes Prémios, incluindo a mítica corrida de Long Beach, em 1983, quando Watson venceu partindo de uma das últimas posições da grelha. Pilotado também por Andrea de Cesaris e Niki Lauda, o MP4/1 foi o ponto de viragem que colocou a McLaren na rota da excelência e abriu caminho à era de domínio que se seguiria.
Ver este carro a competir no Estoril tem um sabor especial. O traçado português foi palco de momentos inesquecíveis da Fórmula 1 ligados a este modelo. Em 1984, Niki Lauda conquistou o seu terceiro título mundial por apenas meio ponto, num carro, o McLaren MP4/2 TAG, que era um descendente directo do MP4/1. Em 1987, Alain Prost quebrou o recorde de vitórias de Jackie Stewart ao somar o seu vigésimo oitavo triunfo, usando o McLaren MP4/3 TAG que comungava dos mesmos princípios do MP4/1. Em 2025, o Classic GP trará essas memórias de volta, com qualificação na sexta-feira à tarde, uma corrida no sábado e outra no domingo, recriando o ambiente vibrante de um Grande Prémio.
E como se não bastasse, o fim-de-semana será ainda palco da celebração dos 75 anos do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, com monolugares a representar todas as década da categoria máxima. O som, o cheiro, o toque das máquinas que fizeram a história estarão ao alcance do público. Será mais do que uma festa, será uma viagem no tempo.
A entrada para a bancada da recta da meta será gratuita, mas a entrada no Paddock terá bilhetes limitados. A venda decorre online desde 25 de Julho e prolonga-se até às 23h59 do dia 2 de Outubro. Nos últimos três anos, a procura tem sido tão elevada que a maioria dos ingressos esgotou antes do evento; ainda assim, se existirem bilhetes disponíveis, estarão à venda nas bilheteiras do Autódromo do Estoril nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, entre as 09h00 e as 18h00.
Com o objectivo de proporcionar uma experiência de proximidade com os protagonistas e os bastidores da competição, os bilhetes de Paddock apresentam diferentes modalidades: 20 € para sexta-feira, 35 € para sábado ou domingo, e 60 € para o passe válido para os três dias. Estes ingressos garantem acesso às áreas reservadas do paddock, permitindo ao público acompanhar de perto a preparação dos carros e viver a atmosfera única que caracteriza o evento. As crianças até aos 15 anos têm entrada gratuita no Paddock, desde que acompanhadas por um adulto portador de bilhete válido.

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