Estoril Classics celebra 75 anos dos carros de Fórmula 1 com grelha do Classic GP de luxo
- historicendurance
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O Classic GP, integrado no programa do Estoril Classics, apresentará em 2025 a melhor lista de inscritos de sempre, reunindo alguns dos carros emblemáticos da história da Fórmula 1 para celebrar os 75 anos da disciplina. O evento volta a transformar o Autódromo do Estoril num autêntico museu vivo, onde a história da modalidade é reconstituída com fidelidade histórica.
Do Surtees TS9 de 1971 ao Tyrrell 012 de 1983, a grelha de vinte e seis carros percorre doze anos de evolução que moldaram a Fórmula 1 moderna. É um verdadeiro desfile de soluções técnicas: monocoques de alumínio, motores atmosféricos que rugem até regimes vertiginosos, a revolução do efeito de solo e, já no final deste período, a transição para os primeiros materiais compósitos. No Estoril, esta metamorfose tecnológica será sentida na pista, num espetáculo em que cada carro é testemunho de uma época de ousadia e engenho.

Um dos monolugares a destacar é o Lotus 78 de 1977, inscrito por Marc Devis, o carro que revolucionou a aerodinâmica ao introduzir os túneis venturi para gerar efeito de solo. Este modelo foi o precursor do Lotus 79, com o qual a equipa britânica conquistou os títulos de 1978, consagrando Mario Andretti como campeão do mundo.
Seguem-se dois exemplares que marcaram o início da era dourada da Williams. O FW07B de 1980, que será conduzido por Mark Hazell, deu à equipa de Grove o seu primeiro título de construtores e de pilotos, este através de Alan Jones. O seu sucessor, o FW07C de 1981, estará também em pista, pilotado por Yutaka Toriba, uma máquina que prolongou a competitividade da equipa.

Outro marco tecnológico presente no Classic GP será o McLaren MP4 de 1982, inscrito para Steve Hartley, o primeiro Fórmula 1 a utilizar um chassis monobloco inteiramente em fibra de carbono, inovação que redefiniu os padrões de segurança e performance da categoria.
Finalmente, o Tyrrell 012 de 1983, pilotado por Ian Simmonds, encerra esta sequência histórica. Este foi o último carro a vencer um Grande Prémio com o lendário motor DFV Cosworth, quando Michele Alboreto triunfou no Grande Prémio de Detroit.
Com uma grelha que inclui ainda Ligier, Shadow, Arrows, Surtees e outros modelos que marcaram gerações, o Classic GP oferece uma oportunidade única para ver e ouvir ao vivo as máquinas que escreveram algumas das páginas mais memoráveis do desporto.
Os motores vão rugir logo na sexta-feira, 3 de Outubro, com treinos-livres e qualificação, realizando-se a primeira corrida no sábado, às 17h05, e a segunda no domingo, às 14h05.

A entrada para a bancada da recta da meta será gratuita, mas o acesso ao Paddock é limitado e sujeito a bilhete. A venda decorre online até às 23h59 do dia 2 de Outubro e, se ainda existirem ingressos, poderão ser adquiridos nas bilheteiras do Autódromo entre 3 e 5 de Outubro, das 09h00 às 18h00.
Os bilhetes de Paddock têm o custo de 20 € para sexta-feira, 35 € para sábado ou domingo e 60 € para o passe válido para os três dias. Estes ingressos dão acesso às áreas reservadas do paddock, permitindo acompanhar de perto a preparação dos carros e viver o ambiente singular dos bastidores. As crianças até aos 15 anos terão entrada gratuita no paddock, desde que acompanhadas por um adulto portador de bilhete válido.

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