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Estoril Classics celebra 75 anos dos carros de Fórmula 1 com grelha do Classic GP de luxo

  • historicendurance
  • há 40 minutos
  • 3 min de leitura
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O Classic GP, integrado no programa do Estoril Classics, apresentará em 2025 a melhor lista de inscritos de sempre, reunindo alguns dos carros emblemáticos da história da Fórmula 1 para celebrar os 75 anos da disciplina. O evento volta a transformar o Autódromo do Estoril num autêntico museu vivo, onde a história da modalidade é reconstituída com fidelidade histórica.

 

Do Surtees TS9 de 1971 ao Tyrrell 012 de 1983, a grelha de vinte e seis carros percorre doze anos de evolução que moldaram a Fórmula 1 moderna. É um verdadeiro desfile de soluções técnicas: monocoques de alumínio, motores atmosféricos que rugem até regimes vertiginosos, a revolução do efeito de solo e, já no final deste período, a transição para os primeiros materiais compósitos. No Estoril, esta metamorfose tecnológica será sentida na pista, num espetáculo em que cada carro é testemunho de uma época de ousadia e engenho.


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Um dos monolugares a destacar é o Lotus 78 de 1977, inscrito por Marc Devis, o carro que revolucionou a aerodinâmica ao introduzir os túneis venturi para gerar efeito de solo. Este modelo foi o precursor do Lotus 79, com o qual a equipa britânica conquistou os títulos de 1978, consagrando Mario Andretti como campeão do mundo.

 

Seguem-se dois exemplares que marcaram o início da era dourada da Williams. O FW07B de 1980, que será conduzido por Mark Hazell, deu à equipa de Grove o seu primeiro título de construtores e de pilotos, este através de Alan Jones. O seu sucessor, o FW07C de 1981, estará também em pista, pilotado por Yutaka Toriba, uma máquina que prolongou a competitividade da equipa.

 


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Outro marco tecnológico presente no Classic GP será o McLaren MP4 de 1982, inscrito para Steve Hartley, o primeiro Fórmula 1 a utilizar um chassis monobloco inteiramente em fibra de carbono, inovação que redefiniu os padrões de segurança e performance da categoria.

 

Finalmente, o Tyrrell 012 de 1983, pilotado por Ian Simmonds, encerra esta sequência histórica. Este foi o último carro a vencer um Grande Prémio com o lendário motor DFV Cosworth, quando Michele Alboreto triunfou no Grande Prémio de Detroit.

 

Com uma grelha que inclui ainda Ligier, Shadow, Arrows, Surtees e outros modelos que marcaram gerações, o Classic GP oferece uma oportunidade única para ver e ouvir ao vivo as máquinas que escreveram algumas das páginas mais memoráveis do desporto.

 

Os motores vão rugir logo na sexta-feira, 3 de Outubro, com treinos-livres e qualificação, realizando-se a primeira corrida no sábado, às 17h05, e a segunda no domingo, às 14h05. 


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A entrada para a bancada da recta da meta será gratuita, mas o acesso ao Paddock é limitado e sujeito a bilhete. A venda decorre online até às 23h59 do dia 2 de Outubro e, se ainda existirem ingressos, poderão ser adquiridos nas bilheteiras do Autódromo entre 3 e 5 de Outubro, das 09h00 às 18h00.

 

Os bilhetes de Paddock têm o custo de 20 € para sexta-feira, 35 € para sábado ou domingo e 60 € para o passe válido para os três dias. Estes ingressos dão acesso às áreas reservadas do paddock, permitindo acompanhar de perto a preparação dos carros e viver o ambiente singular dos bastidores. As crianças até aos 15 anos terão entrada gratuita no paddock, desde que acompanhadas por um adulto portador de bilhete válido.


LISTA PROVISÓRIA DE INSCRITOS
LISTA PROVISÓRIA DE INSCRITOS

 
 
 

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