AMPaquete foto - Estoril Classic 2020 -
Logo HE sem fundo V2.png

O Iberian Historic Endurance está, em 2020, na sua oitava edição e é a competição Ibérica para Historic Racing, embora visite regularmente outros circuitos fora de Portugal e Espanha, como Pau ou SPA. Diogo Ferrão é o jovem português responsável pela Race Ready, a empresa que faz mover esta série e que tem vindo a crescer tanto em número de inscritos, como em qualidade dos inscritos.

O Iberian Historic Endurance rege-se pelo regulamento das competições históricas internacionais (Anexo K) e segue a máxima dos 3 C (No Crashing, no Cheating, no Complaining). Para fomentar o espírito de diversão pura, esta competição não possui pontuações finais nem campeões, são aceites participações de carros mais recentes (até 1976), ao contrário do limite tradicionalmente imposto (Pre-1965). Isso cria grelhas espetaculares, sempre com a qualidade e a diversidade como mote.

Também diferente é a competição Index Performance disputada a cada corrida, que através de um índex premeia os veículos mais antigos ou com menor cilindrada de forma a cativar que estes carros também participem.

No Estoril Classics, a corrida do Iberian Historic Endurance será de homenagem ao grande piloto Nicha Cabral, o primeiro piloto português a chegar à Fórmula 1 onde disputou curvas lado a lado com Stirling Moss ou Jack Brabham.

Logos todos rodape 2021.png